O autor


José de Almeida e Vasconcellos Pinto-Coelho nasceu em Lisboa, a 27 de Setembro de 1960. Aos treze anos, na sequência do 25 de Abril, seguiu com a família o caminho do exílio, em virtude de seu pai, arquitecto, ter ficado sem conseguir exercer trabalho em Portugal por causa da instabilidade política e social. Viveu três anos no Rio de Janeiro, no Brasil.

Frequentou o Colégio "O Nosso Jardim", dos 3 anos à 1ª classe, completando o resto da Instrução Primária na "Escola Masculina nº 72" por opção educativa dos pais. Fez o Ensino Preparatório na "Francisco de Arruda" e ingressou posteriormente no "Liceu de Pedro Nunes", que frequentava quando se deu o 25 de Abril e nele se manteve até à partida para o Brasil onde viveu 3 anos completos, tendo frequentado o "Colégio Padre António Vieira". 

Após o regresso a Portugal, concluiu o então 7º Ano no "Liceu Francês" e matriculou-se, posteriormente, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, curso que viria a abandonar em 1980 para se inscrever na licenciatura de Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), que concluiu em 1983.

É professor de Educação Visual e Tecnológica e trabalha em artes gráficas como profissional liberal.

Militou desde 1980 no Movimento Nacionalista e colaborou com a revista Futuro Presente e o jornal O Século, dirigidos por Jaime Nogueira Pinto. Nos anos 90, torna-se membro da associação Aliança Nacional e em Abril de 2000 é um dos fundadores e vogal da Comissão Política Nacional Nacional Renovador (PNR), vindo a ser eleito seu Presidente em 26 de Junho de 2005.

Católico, casado e pai de cinco filhos, considera-se um homem inteiramente livre, sem apoderados. Não representa os interesses de qualquer grupo económico, associação secreta ou seita política do sistema.

A partir dos 40 anos resolveu começar a dedicar-se ao desenho e pintura, paixão que veio ombrear com a do coleccionismo de miniaturas de automóveis.